segunda-feira, 10 de maio de 2010

Enfiar o pé na Jaca ou no Jacá???

Bom dia Divas!!

E aí...as jacas?  rsrs

As vezes uso algumas expressões que muita gente por cá não conhece, esta do nada de jacas parece ser uma delas....rs passo então a explicar...

“Enfiar o pé na jaca” é uma expressão nascida nos tempos do Brasil Colônia.

Em momentos de alegria, principalmente em festas, deixamos a empolgação tomar conta e acabamos cometendo alguns excessos. No dia seguinte, ainda lamentando a ressaca da noite anterior, somos avisados ou concluímos por si só que enfiamos o pé na jaca. Dessa forma, aprendemos que qualquer tipo de exagero ou comportamento abusivo está associado a essa curiosa expressão.




Para alguns, a imagem de alguém literalmente enfiando o pé na jaca é suficiente para associar a estranha alegoria à situação de exagero. Contudo, esse é um erro de interpretação que nega as verdadeiras origens dessa expressão hoje tão comum. Na verdade, a fruta aqui em questão só apareceu por conta de mais um corriqueiro processo de mutação dos termos idiomáticos.

A expressão significa embriagar-se, cometer excessos, comer demais...mas não tem nada a ver com a fruta amarela nativa da Ásia. O certo seria ‘‘enfiar o pé no jacá”, com acento.

Jacá, do tupi “aya’ka”, era um cesto feito de bambu ou cipó. Ele era usado preso no lombo de animais de transporte de carga no Brasil colonial, entre os séculos 17 e 18. Em suas viagens, quando os tropeiros paravam em vendinhas e exageravam na bebida, passavam por situações constrangedoras, como pisar nos jacás na hora de montar no cavalo e se esborrachar no chão.


Não raro, o pobre tropeiro embriagado acabava enfiando o “pé no jacá” na hora de seguir o seu destino.

De lá para cá, o desuso desse tipo de cesto acabou sendo paralelo à própria transformação do termo. Nessa história, a pobre jaca acabou tomando o lugar do utensílio indígena. Apesar da mudança, o exagero dos tropeiros do século XVIII e dos “baladeiros” modernos continuam a render boas histórias.




portanto....

PENSAMENTO MAGRO DO DIA:

Seja jaca ou jacá, nada de enfiar o pé lá! rs


Uma semana linda e leve para todas!

bjokas na alma

Gleice Lopes


Adoro receber e poder responder os vossos recadinhos!




Sem comentários:

Enviar um comentário